LIFESTYLE,

Os benefícios da chia

2/17/2017 bia 0 Comments

www.fashionforgirl.com.br
Principal fonte de ômega-3 no reino vegetal, a chia traz diversos benefícios para a saúde, como diminuição do colesterol, melhora do rendimento no esporte e controle do diabetes.
Está comprovado que essa super semente apresenta maior teor de proteínas, quando comparada a outros grãos proteicos, como quinoa e amaranto. E mais: “Ela ainda tem mais potássio do que a banana, maior teor de magnésio do que nozes, fornece mais ferro do que o espinafre, contém mais cálcio do que o leite e mais fibras do que a aveia”, elenca a nutricionista Bruna Murta.
Pode ser usada como aliado no combate a algumas doenças crônicas típicas da modernidade, como o câncer, diabetes e colesterol. Ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, porque a gordura presente na semente não só ajuda a diminuir o colesterol como também funciona como coadjuvante no controle da pressão arterial e dos níveis de triglicérides.

Diabetes controlado. Outra vantagem da chia é a presença de fibra solúvel, um tipo que interage com os líquidos do estômago e do intestino, formando um gel chamado mucilagem. As características dessa substância são bastante importantes para diabéticos, como revela a nutricionista Dra. Valéria Paschoal: “Esse gel viscoso prolonga o tempo de absorção de glicose e aumenta a saciedade”.
Já quem precisa diminuir os níveis de colesterol, encontra na semente uma boa aliada porque, além da presença do ômega-3, suas fibras facilitam o trânsito intestinal, ajudando a eliminar o colesterol ruim e prevenindo o câncer de cólon.
Como usar. Além de enriquecer qualquer prato, da salada à vitamina de frutas, a chia substitui tranquilamente o ovo em diferentes receitas, como bolos e massas salgadas. Isso graças à mucilagem, que, além de colocar o intestino mais preguiçoso para funcionar, é capaz de dar a liga necessária em algumas receitas.
É simples obter a mucilagem: basta deixar a chia de molho na água morna por pelo menos 1 hora – para cada colher de sopa de chia adicione 1/3 de copo de água. Se quiser obter uma sobremesa completa com a mucilagem, misture 2 xícaras de suco natural de fruta, como uva, com 1 xícara de água e 2 colheres de sopa de chia. O resultado lembrará o famoso sagu, só que muito mais nutritivo.
A farinha pode ser usada para dar um up no valor proteico de bolos, massas, pães e até hambúrgueres caseiros de feijão.
Em relação à quantidade de consumo diário, a nutricionista Thaisa Navolar recomenda uma colher de sopa da semente.
Fonte: Revista dos Vegetarianos – Edição – Nº 121 – Novembro de 2016


TERRA VIVA
@terravivanaturais
/terravivanaturais

0 comentários:

Olá ! Obrigado pelo seu comentário .
( Iremos ler seu comentário em breve para liberá lo , equipe Fashion for Girl )
www.fashionforgirl.com.br