Entenda o que são backlinks e como consegui-los

Apesar de ser uma prática não tão popular, a conquista de backlinks para o seu site é capaz de gerar ótimos resultados para qualquer empresa, aumentando o número de visitas e gerando novas oportunidades de negócio.

Entenda o que são backlinks e como consegui-los!

Backlinks são links inseridos em um texto recomendando outras páginas e sites que tenham relação com o conteúdo que o usuário está lendo. O objetivo dos backlinks é fazer com que os leitores possam colher mais informações sobre o tema, além de gerar tráfego para esta página específica. Os backlinks de um site podem ser internos — recomendando outras páginas de seu site para seus leitores, aumentando assim o seu tempo de permanência no blog — ou externos, levando o leitor a acessar a página de outros sites na internet. Eles têm um grande peso em uma estratégia de SEO, pois o número de backlinks que o site de uma empresa possui é um dos critérios usados pelos robôs de busca para definir a sua popularidade e sua importância na internet.

 "Cada link de outras páginas recomendando o seu site é visto como um voto que atesta a qualidade do seu conteúdo, fazendo toda a diferença no ranqueamento de sua página. Por esse motivo, a conquista de backlinks, processo conhecido como link building, é muito importante para o sucesso de qualquer site. "

Existem várias ações que podem ser colocadas em prática para conseguir backlinks e aumentar a presença online de sua empresa. Entre as principais, podemos destacar: 

1. Crie conteúdos de qualidade Uma das melhores práticas para conseguir backlinks para o seu site é oferecendo conteúdo de qualidade, que faça o site de sua empresa se destacar entre seus concorrentes. Por isso, é importante que você crie materiais que sejam realmente úteis para os seus clientes, ajudando-os a solucionar as dúvidas e problemas que enfrentam no seu dia a dia. A produção de materiais ricos como e-books, infográficos e webinars também é essencial para conquistar backlinks para o seu site, pois são conteúdos mais completos, sendo visto como materiais de maior valor agregado. Assim, você atrai atenção para o seu site de forma natural, conquistando backlinks por oferecer um conteúdo realmente interessante para os clientes de sua empresa. 

2. Escreva guest posts para outros sites e blogs Outra prática muito interessante para conquistar backlinks para seu site é investindo em uma estratégia de guest post — uma prática simples em que a sua empresa se oferece para escrever um texto para um blog de sua área de atuação. Escrevendo para os principais blogs de sua área, você poderá inserir alguns links direcionando para o seu site, otimizando os resultados de sua estratégia. Por isso, entre em contato com fornecedores, organizações parceiras, blogs relacionados a seu ramo de atuação ou até mesmo empresas que ofereçam serviços complementares aos seus, convidando para uma estratégia de guest post. E para garantir melhores resultados em sua estratégia de guest post, o ideal é que você estabeleça parcerias com sites e blogs que se destaquem no mercado, com um pagerank maior que o de sua página. 

3. Faça parcerias de co-marketing com outras empresas O co-marketing é uma estratégia onde sua empresa se une a outras marcas para organizar eventos ou ferramentas e materiais ricos de qualidade para seus clientes. O esforço para a divulgação desses materiais é compartilhado, garantindo assim que os consumidores de ambas as empresas sejam impactados por essa campanha promocional. E por ser um esforço conjunto de duas ou mais empresas, essa ação promocional tem o potencial de atrair maior atenção em seu ramo de atuação, ajudando a conquistar backlinks de outros sites de forma natural. Além de ajudar a sua empresa a conquistar clientes que ainda não tiveram contato com sua marca, essa prática garante que sua organização economize dinheiro na divulgação de sua marca e facilite a conquista de backlinks para o seu site. 

4. Ofereça brindes e faça promoções Uma das práticas mais tradicionais em uma estratégia de marketing é oferecer brindes ou realizar promoções para atrair a atenção de seus clientes para sua marca. Mas o que muita gente não sabe é que essas ações também podem ajudar na conquista de backlinks para o seu site. Isso porque se o seu brinde for realmente interessante para o seu público, você poderá conquistar a atenção de outros sites e blogs de forma natural, fazendo com que eles recomendem o site de sua promoção de forma espontânea para seus clientes. Além disso, você pode criar promoções que incentivem o compartilhamento de um link para o seu site. Assim, você será capaz de gerar um número ainda maior de backlinks de forma rápida e fácil, fazendo toda a diferença em sua estratégia de link building. Essa é uma prática que pode gerar alguns gastos para sua empresa, porém os resultados gerados compensam todo o investimento na oferta de brindes e na realização de promoções. 

5. Promova os links para o seu site em todos os perfis de sua empresa nas redes sociais Ao contrário do que muita gente pensa, as redes sociais também podem ajudar sua empresa a conquistar backlinks. Divulgando o conteúdo criado em seu blog no seu perfil nas redes sociais, você garante que um número maior de clientes possam acessar o seu site, aumentando a visibilidade de sua marca. E a sua empresa pode usar não apenas as redes sociais mais populares do mercado, como o Facebook e Twitter, para divulgar os links de seu site. Outras opções como o Yahoo Respostas e até mesmo os milhares de fóruns de discussão espalhados pela internet podem ser usados para você divulgar os links de sua página. Além de ser uma prática simples e que não gera custos para sua empresa, divulgando os links de seu site e blog nas redes sociais você poderá gerar diversos backlinks para seu negócio. 6. Invista em posts patrocinados Os backlinks de sites e blogs com um pagerank alto e um bom número de visitas são mais valiosos que de outras páginas de menor relevância na internet. Por isso, conquistar backlinks nesses sites deve ser uma prioridade para a sua empresa. E uma das melhores práticas para conquistar backlinks em sites relevantes em seu ramo de atuação é investindo em posts patrocinados, que funcionam como um publieditorial, onde sua empresa paga uma taxa para outro site fazer um post criado sob medida para divulgar os produtos e serviços de sua empresa. 

Por: Luis Henrique Bonaldo, Analista de SEO na GhFly, agência referência em marketing digital. E-mail: luishenrique.bonaldo@ghfly.com

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

INSTAGRAM